sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sequencia de atividades - “ O macaco e a onça” 1º ano

0 comentários

                         SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES - animais

                         Complementar as aulas de ciências – animais silvestres e em extinção


Macaca assobia

1 RECITAR QUADRINHA COM OS ALUNOS

O.D. Sentar em roda e recitar a quadrinha com os alunos. ( macaca sofia)



                                         MEIO DIA   
                    
                           MACACA  ASSOBIA
                             
                           PANELA NO FOGO 

                           BARRIGA VAZIA.


2 ESCRITA DE MEMÓRIA EM DUPLA/ ESCRITA NO SULFITÃO

  • O.D. Com alfabeto móvel, cada dupla escreve a quadrinha,
  •  Cada um escreve suas hipóteses no sulfite.
  •  A professora será escriba da classe, escrevendo no sulfitão a quadrinha recitada pelo grupo.
  •  Ilustrar o texto no sulfitão. ( todos os alunos)

3 LEITURA E MAPEAMENTO DE RIMAS

O.D. Entregar uma cópia da quadrinha para cada aluno, sublinhar as palavras que rimam.



4 ENTENDIMENTO DO TEXTO

O.D. Entregar uma folha impressa onde há algumas perguntas explícitas relativas ao texto, onde a professora lerá as perguntas e os alunos pintam as respostas corretas.





                              1 QUAL  O ANIMAL APARECE NA QUADRINHA ?


                               2  O QUE A MACACA ESTÁ FAZENDO ?


                               3  QUE HORAS  ESTÁ SENDO DITA NO TEXTO ?

 

5 COMPLETAR LACUNAS

O.D. Os alunos completam as lacunas da quadrinha, tendo o texto exposto na sala como apoio.



6 ORDENAR VERSOS.

OD. Recortar e colar os versos da quadrinha na ordem correta no caderno meia- pauta e ilustrar.



7 – LEITURA DE IMAGEM

O.D. Observar reprodução da obra do artista regional Guataçara


8 –RELEITURA DE IMAGEM

O.D. Reprodução da obra do artista regional Guataçara no caderno meia pauta.

 

9 - LISTAGEM DE ELEMENTOS DA IMAGEM
OD. Roda de conversa sobre o que observamos na imagem. Logo após listar em duplas no caderno meia pauta o que vemos na imagem.



8 AUTO – DITADO

O.D. Nomear figuras de animais da fauna brasileira.

9 LEITURA DE CONTO POPULAR O MACACO E A ONÇA
O.D. Ler o texto para os alunos

10 – CONFECÇÃO DE MÁSCARAS.

O.D. Com um molde cada aluno faz a máscara do macaco e da onça.

11 DRAMATIZAÇÃO DO TEXTO

O.D. Os alunos recontam o texto dramatização o conto popular.

12 – TEXTO COLETIVO - REGISTRO DE RECONTO

O.D. 
  • Os alunos recontam a história " o macaco e a onça " e a professora realiza o registro.


13 – LEITURA E ILUSTRAÇÃO DE TEXTO COLETIVO
( Diversos portadores de texto)

O.D.   A professora faz o registro escrito em diferentes formas de registro ( sulfitão, folha de sulfite, livrinho) e faz a leitura para a s crianças ilustrarem e perceberem a diferença entre as formas de registrar, mas a escrita é a mesma.

14 - LEITURA DE FICHA DE ANIMAL

O.D. Ler a ficha do animal ( macaco) com os alunos


 ficha do bicho
Nome popular: Macaco-aranha, cuatá

Nome científico: Ateles paniscus
Quanto pesa: 8 quilos
Quanto vive: 20 anos
O que come: Frutas, insetos, verduras
Filhotes: Um, gestação de 139 dias



15 - LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO


O.D. Ler texto informativo do animal ( ONÇA) com os alunos

15 - PRODUÇÃO COLETIVA

O.D. Escrever com os alunos a ficha do animal utilizando os dados do texto informativo.

 

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sequencia de atividades - A casinha da vovó

0 comentários
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

A casinha da vovó

1 RECITAR QUADRINHA COM OS ALUNOS

O.D. Sentar em roda e recitar a quadrinha com os alunos. ( A casinha da vovó)

2 ESCRITA DE MEMÓRIA EM DUPLA/ ESCRITA NO SULFITÃO

O.D. Com alfabeto móvel, cada dupla escreve a quadrinha, logo após, a professora será escriba da classe, escrevendo no sulfitão a quadrinha recitada pelo grupo, ilustrar o texto no sulfitão. ( todos os alunos)

3 LEITURA E MAPEAMENTO DE RIMAS

O.D. Entregar uma cópia da quadrinha para cada aluno, sublinhar as palavras que rimam.

4 ENTENDIMENTO DO TEXTO

O.D. Entregar uma folha impressa onde há algumas perguntas explícitas relativas ao texto, onde a professora lerá as perguntas e os alunos pintam as respostas corretas.


5 COMPLETAR LACUNAS

O.D. Os alunos completam as lacunas da quadrinha, tendo o texto exposto na sala como apoio.


A CASINHA DA _________________________
CERCADINHA DE _______________________

O _____________________ TÁ DEMORANDO

COM CERTEZA NÃO TEM ____________.

6 ORDENAR VERSOS.

OD. Recortar e colar os versos da quadrinha na ordem correta no caderno meia- pauta e ilustrar.

O CAFÉ TÁ DEMORANDO
A CASINHA DA VOVÓ

COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
CERCADINHA DE CIPÓ

7 LISTAGEM DE COISAS DA COZINHA

OD. Roda de conversa sobre a cozinha objetos que pertencem a este espaço. Logo após listar coletivamente utensílios da cozinha da vovó.

8 AUTO – DITADO


9 LEITURA DE BILHETE

O.D. Ler o bilhete da vovó para o seu neto explicar o que compõe a estrutura deste texto ( data, remetente, destinatário)

QUERIDO NETINHO

VOU AO MERCADO  COMPRAR CAFÉ, MAS VOLTO JÁ.
PODE ENTRAR A PORTA ESTÁ ABERTA.

UM BEIJÃO

VOVÓ
31/8/2010

10 PRODUÇÃO COLETIVA

O.D. Escrever com os alunos a resposta do bilhete para a vovó. Explicar o gênero e sua estrutura. Ilustrar o bilhete no caderno meia – pauta.



A CASINHA DA VOVÓ


A CASINHA DA VOVÓ



CERCADINHA DE CIPÓ



O CAFÉ TÁ DEMORANDO



COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.




EMEI Vila Formosa - Jacareí tudo de bommmmmmmm......

3 comentários





Oi sou a professora Simone Martins e como o título sugestiona


 


 

SOU FELIZ NA ESCOLA


 

As meninas da EMEI Vila Formosa na cidade de Jacareí, ficaram bravas comigo porque eu falei que sou feliz em todas as escolas que trabalho.

Mas com certeza sou muito mais feliz por estar com este grupo maravilhoso.


 

Muitas destas pessoas tornam minha vida mais leve e feliz....


posso dizer que neste grupo tenho muitas AMIGAS!!!!


 


 

Mas não posso me esquecer das companheiras de outras escolas que torna este trabalho muito melhor de ser realizado...

Professora Simone Martins - Habilidades de Língua Portuguesa - 3º ano

0 comentários
              Habilidades de Língua Portuguesa - 3º ano
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Reconstrução de sentido do texto

( observar, atividades de leitura)

HABILIDADES

• H1 – Identificar a finalidade de um texto.

• H2 – Identificar os possíveis elementos da estrutura de textos não literários .

Gêneros
                                                                              
• História em quadrinhos       

• Regulamentos

• Receitas

• Instruções para jogos

• Verbete de dicionários

• Texto informativos

• Curiosidades, Você sabia

• Notícias

• Cartazes

• Carta pessoal

• Bilhete



• H3 - Identificar os interlocutores de um texto

• H4 – Infererir sentido ao texto de vocábulo ou expressão no contexto em que se insere.

• H5 – Localizar informações explícitas no texto . ( O que, quem, quando, onde, como, porque)

• H17 – identificar duas formas de tratar uma informação com base na comparação de um texto do mesmo assunto.

• H24 – Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras.

• H27 – Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de pontuação.

• H30 – Identificar os episódios principais de uma narrativa organizadas em sequência.

• H 32 – Identificar marcas de lugar, tempo ou época.

• H 33 – identificar as personagens

Realizar

( produção escrita)
• H10 – Organizar informações explícitas na sequencia que aparece no texto.

• H11 – Estabelecer relações entre imagens e o corpo do texto. ( leitura de imagens, contrução de legendas)

• H18 – Associar determinados recursos gráficos sonoros ou rítmicos ao tema de um poema.
Compreender

• H 13 - infererir tema ou assunto principal do texto e o título.

• H14 - selecionar legenda ou título apropriado para um texto escrito ou uma foto.

• H22 – inferir o sentido de humor produzido em um texto pelo o uso de palavras expressõe ou imagens ambíguas.

Habilidades 3º ano - matemática

1 comentários
Habilidades 3º ano - Matemática



HABILIDADES 3º ANO


NUMEROS E OPERAÇÕES

• H1 – Identificar números na reta numérica

• H2 - Relacionar a escrita numérica ás regras do sistema posicional.

• H8 - Identificar sequencias numéricas.

• H10 – Calcular o resultado de adição e subtração.

• H11 – Calcular o resultado de multiplicações.

• H12 – Resolver problemas que envolvam, adições, subtrações.

ESPAÇO E FORMA

• H 17 – Descrever a localização e a movimentação de pessoas e objetos no espaço.

• H 18 - Identificar formas geométricas tridimensionais.

• H19 - Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos.

GRANDEZAS E MEDIDAS

• H 14 – Resolver problemas que utilizam cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

• H21 – Reconhecer horas e minutos

• H22 - Reconhecer unidades de medidas usuais.

• H23 - Estimar a medida de grandezas utilizando as medidas convencionais ou não.

H24 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo. HABILIDADES

TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES

• H29 – Ler e interpretrar tabelas

• H30 – Ler e interpretar gráficos.





Sequencia de atividades de ciências Pomar - 1º e 2º ano

0 comentários

Sequência de atividades de Ciências - 1º ano





Sequência de atividades Ciências 1º anos

Profª Simone Martins.



Ciências

Atividade 1

Apreciação musical

Hab. Conhecer tipos de plantas: frutíferas.

O.D. Ouvir a musica pomar autor Paulo Tatit perceber o ritmo, as palavras realizar movimentos com se fossem os músicos que tocam a musica.

Atividade 2

Roda de conversa

Hab.

• Conhecer tipos de plantas: frutíferas.

• Pesquisar e conhecer sobre alimentação saudável.

O.D. Conversar sobre o que é um pomar, que plantas compõe um pomar, se conhecem algum pomar e outras perguntas pertinentes ao assunto.

Ressaltar a importância das frutas em uma alimentação saudável.

Atividade 3

Leitura da música feita com professora

Hab. Reconhecer tipos as plantas frutíferas através da música.

O.D. Em uma folha impressa, ler para os alunos a música, estabelecendo relação com o que cantamos e a escrita.

Atividade 4

Desenhar um pomar

Hab. Representar diferentes árvores frutíferas.

O.D. Colar o texto no caderno meia-pauta, no lado pautado e desenhar um pomar, orientando os alunos em relação as partes das plantas.

Atividade 5

Observar uma árvore frutífera.

Hab. Realizar práticas de pesquisa.

O.D. Observar uma planta frutífera, as partes da árvore, arbusto ou folhagem e qual é a fruta.

Atividade 6

Ouvir a música pomar e ilustrar o texto coletivamente.

Hab. Representar diferentes árvores frutíferas.

O.D. Ouvindo a música ilustrar o texto coletivamente.

Obs. A música será escrito no sulfitão pela professora e ilustrada pelas crianças.

Atividade 7

Roda de conversa

Hab.

• Conhecer as partes das plantas frutíferas.

• Pesquisar e conhecer sobre alimentação saudável.



O.D. Conversar sobre as partes das plantas, e suas funções.

Ressaltar a importância das frutas em uma alimentação saudável.



Atividade 8

Desenhar uma planta

Hab. Reconhecer e nomear parte das plantas.

O.D. Desenhar as partes das plantas em folha de sulfite e nomea-las junto com a professora.

Atividade 9

Leitura de texto feita com professora

Hab. Conhecer elementos que possibilitam o cultivo das plantas.

O.D. Ler um texto informativo sobre cuidados com as plantas.

Atividade 10

Escrita coletiva de listagem

Hab. Elencar elementos necessários para as plantas vivam.

O.D. No sulfitão a professora listará com os alunos o que uma planta necessita para viver, logo após as crianças irão ilustrar a listagem.