quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Projeto: “Hoje meu lugar é aqui, um tour por Jacareí” Aprendendo sobre Jacareí

2 comentários
DURANTE O DESENVOLVIMENTO IREI POSTANDO FOTOS E COMPLEMENTANDO COM TODOS OS COLABORADORES E DANDO CRÉDITOS A QUE É DE DIREITO.

o link abaixo tem um material rico para pesquisa sobre Jacareí

http://patrimonioculturajacarehy.blogspot.com.br/2010/05/preambulos-geograficos-historicos-e.html

Outro acervo eletrônico  que vale ser consultado, muitas lendas de Jacareí.

O que se conta daqui

http://oquesecontadaqui.blogspot.com.br/


O PROJETO JÁ COMEÇOU:

ARTES DA PROFESSORA CAROL

COMO OS ALUNOS VEEM JACAREÍ.
ATIVIDADES EM GRUPO NA SALA DE ARTE






JACAREÍ HOJE


JACAREÍ ONTEM
                                          




Projeto: “Hoje meu lugar é aqui, um tour por Jacareí”
Aprendendo sobre Jacareí
Professores e monitores EMEF “Profª Maria Luiza de Souza Pinto Vasques”

Objetivo: Envolver todos os seguimentos da Unidade escolar em um único tema
Oferecer situações de aprendizagem práticas.
Reconhecer elementos da História no presente
Conhecer pontos de referência no centro do município de Jacareí.
Reconhecer pontos de referência da região.
                               
Justificativa
          O projeto “Hoje meu lugar é aqui”, surge da necessidade de conhecer – mos a cidade em que trabalhamos e nossos alunos residem, bem como suas Histórias e histórias, oferecendo situações de aprendizagem onde o aluno reconheça a cidade como sua, considerando que muitos são migrantes transitórios, não permanecendo muito tempo na localidade, a maioria não reconhece o município como o seu.
Outro fator para este sentimento de não pertencimento é a proximidade com o município de São José dos Campos, outro agravante é a distância ao centro de Jacareí, fazendo com que a criança e muitas vezes seus pais não conheçam pontos de referência da cidade.
As atividades propostas visam envolver todos da comunidade escolar em diferentes atividades que serão desenvolvidas de acordo com os conteúdos das áreas de conhecimento de História, Geografia e Língua Portuguesa de forma integral, envolvendo o tempo regular e o contra- turno ( oficinas do Programa Mais Educação), buscando parcerias com a Secretaria de Esportes, Fundação Cultural e estudantes de Turismo. Proporcionando a interação entre períodos, atividades em contra turno e EJA.  

        
Área de conhecimento: História, Geografia e Língua Portuguesa

Publico alvo: Alunos do Ensino Regular, Programa Mais Educação e EJA EMEF “Profª Maria Luiza de S.P.Vasques” 

Duração: 3 meses  (aulas de História, Geografia e Língua Portuguesa)

Recursos: Livros didáticos, paradidáticos, máquina fotográfica, internet, imagens, cartolina, lápis de cor, ônibus escolar, cartões postais, rádio, mapas, parcerias com outras secretarias.
Etapas do projeto:
·  Planejamento individual de acordo com conteúdo de cada ano.
·   Roda de conversa com alunos
·   Leitura de textos com assuntos pertinentes a cidade de jacareí
·   Leitura de lendas regionais
·   Roda de contadores com alunos do EJA sobre a cidade de Jacareí e suas cidades de origem, direcionar para as mudanças de quando chegaram a cidade e hoje, o por que vieram. Promover este encontro com os 4ºs e 5º anos.
·  Leitura de imagens de Jacareí
·  Leitura de Lendas de Jacareí
·    Visita monitorada em pontos específicos da cidade como Educamais Jacaré, Parque dos Eucaliptos, passar em frente a praça dos 3 poderes, SME , Prédio antigo da SME, MAV, Praça da Matriz e terminando no Parque da Cidade. ( O objetivo é reconhecer as construções, sua história e função). Antes do passeio cada ano/ professor irá apontar os tópicos a serem explorados.
·  Escrita de textos coletivos e individuais de autoria.
·       Encenação de lenda de Jacareí


Avaliação:
·       Observação na participação das atividades.
·       Interesse pela História regional.
·       Atividades escritas
·       Oralidade.
          
Produto final: Mostra de atividades, fotografias e produções individuais e coletivas.

A proposta não está fechada, podendo anexar novas propostas para enriquecer o projeto.

15 DE MARÇO: Nossa reunião de Hora Atividade dirigida, foi para expor o projeto, nossa escola conta com aproximadamente 25 professores entre Especialistas, Ensino Regular, Programa mais educação e EJA.

16 DE MARÇO DE 2016: Mais um passo dado para a realização desta empreitada, conversamos na Gerencia Técnica Pedagógica e que nos deu apoio para a realização do projeto. Fomos até a Secretaria da Igreja Matriz e estamos aguardando as respostas.

Entregamos na Fundação Cultural Jacarehy e veremos no que será possível nos auxiliar.

Nesta semana conversamos com o Marcelo e a Flávia da Secretária de Desenvolvimento Econômico, mostraram -se interessados e prestativos mas não tem certeza quanto o monitoramento mas irão intermediar o contato com o pessoal do transito.

Nestes dias estou vendo a dificuldade em articular e contar com diferentes seguimentos, de 25 pessoas consultadas e contatadas apenas 5 mobiliaram -se efetivamente, por estas e outras coisas que fica cada vez mais difícil estabelecer parceria.




segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Horta suspensa - Projeto a ser desenvolvido

0 comentários
este ano pretendo desenvolver a Horta suspensa. Aceito sugestões.

Este trabalho vem atender ao macro campo Meio Ambiente no Programa mais Educação para contemplar as atividades em conta turno em uma escola em Tempo Integral.

Atende proposta de Horta Escolar 

Projeto: “ Pensamento verde... Horta Suspensa ”
Plantando sonhos

Objetivos:
Reconhecer que a comunidade pertenceu a área rural do município e ainda preserva algumas características.
Possibilidade de cultivo de verdura, legumes e frutas em diferentes espaços e situações.
Apresentação de práticas supervisionadas de plantio.
Apresentação e utilização de técnicas para o cultivo e manutenção de horta.
Desenvolver autonomia para plantio e cultivo de horta além do ambiente escolar.
Firmar parceria com instituições ou entidades que dê viabilidade técnica ao projeto.
Justificativa
O projeto Pensamento Verde tende a oferecer atividades de contra turno atendendo ao macro campo  “Meio ambiente”, contemplando a horta escolar.
A criança em contato com diferentes técnicas de plantio, principalmente com a horta suspensa aprende na prática a importância do trabalho do setor agrícola, as etapas do processo de crescimento dos vegetais, compreendendo as fases de crescimento e como é necessário preservar a água para a qualidade dos alimentos e principalmente da vida como um todo.
A associação de saberes e práticas são fundamentais para que a criança adquira a habilidade e interesse por diferentes assuntos que surjam a partir do cultivo da horta, aliando o erudito e popular, indo além utilizando a leitura em fatos do cotidiano mesmo que não percebam claramente que estão fazendo uso da mesma ( uso social da leitura).
Publico alvo: Ensino Fundamental  series iniciais – atividades em contra turno.
Duração: 20 aulas de 50 minutos  no mínimo
Recursos: Possível parceria com NEA, garrafas PETS,pneus, arame, pregos, terra,  pedra, sementes, mudas,diferentes portadores de textos, sulfitão, canetas, canetinha, maquina fotográfica, vídeos instrucionais.
Etapas do projeto:
  • ·   Contato e pedido de parceria com a Indústria FIBRIA  através do NEA ou Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que aja viabilidade técnica para o desenvolvimento do projeto.
  • ·         Roda de conversa
  • ·         Dinâmica
  • ·         Apresentação das etapas do processo. ( como plantar, regar, colher)
  • ·         História do bairro como área rural
  • ·         Leitura de diferentes textos. Exemplo: instruções de plantio nas embalagens de sementes, artigos relacionados a plantio, leitura d calendário.
  • ·         Construção de horta suspensa
  •       Cuidados com o que foi plantado
  • ·         Reaproveitamento de utensílios para plantio
  • ·         Fotografar todo processo
  • ·         Retomada de etapas do projeto.
  • ·         Colheita e consumo de produtos


Produto final: Degustação de produtos cultivados,  Apresentação do processo feita pelos alunos participantes. 


Gente estou mega feliz com a visita das meninas do NEA Fibria... que lindas, vão nos dar o suporte para a nossa Horta escolar.... em abril faremos um mutirão... Que delícia.

E NÃO É QUE DEU CERTO... NOSSA HORTA FOI CONSTRUIDA.

Obrigada Aline, Thaís e ...pela atenção as crianças e a nossa monitora Vânia, está sendo muito bom cuidar das mudinhas e das minhocas.





Muitas ferramentas, construção de cisternas e minhocários.



Escola em tempo Integral

0 comentários
Noa ano de 2015 iniciei uma nova experiencia...
Programa Mais Educação, atividades em Contra Turno...

Aprendi como é importante a ação em conjunto, Projeto Fenix, Agentes de Saúde, EJA.
Quando você acha que viu de tudo que nada... começa tudo de novo e você não sabe nada.



DIA DE FOLGA DO DR. DANIEL

ANGÉLICA E DIRETORA IZILDINHA COLOCANDO A MÃO NA MASSA

LEMBRANCINHAS FEITA PELAS CRIANÇAS

Oração para nós professoras

0 comentários
Pedido de uma professora
Senhor
QUE EU SEJA INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ, QUE AO INICIAR MINHAS AULAS EU CONSIGA DESEMPENHAR BEM O MEU PAPEL, NUNCA ESQUECENDO QUE SEM SUA PRESENÇA EU NÃO SOU NADA.
PERMITA QUE O MEU TRABALHO SEJA ABENÇOADO E QUE O PÃO DE CADA DIA NÃO FALTE NA MESA DE MINHA FAMÍLIA E NEM DOS MEUS ALUNOS.
SENHOR CONCEDA SABEDORIA PARA BUSCAR MEIOS PARA QUE CADA DIA SEJA UMA PROFISSIONAL MELHOR.
OBRIGADA MEU DEUS PELA OPORTUNIDADE DE ESTUDAR E EXERCER MINHA PROFISSÃO.



Este é um pedido meu para todas nós