este ano pretendo desenvolver a Horta suspensa. Aceito sugestões.
Este trabalho vem atender ao macro campo Meio Ambiente no Programa mais Educação para contemplar as atividades em conta turno em uma escola em Tempo Integral.
Atende proposta de Horta Escolar
Este trabalho vem atender ao macro campo Meio Ambiente no Programa mais Educação para contemplar as atividades em conta turno em uma escola em Tempo Integral.
Atende proposta de Horta Escolar
Projeto:
“ Pensamento verde... Horta Suspensa ”
Plantando
sonhos
Objetivos:
Reconhecer
que a comunidade pertenceu a área rural do município e ainda preserva algumas
características.
Possibilidade
de cultivo de verdura, legumes e frutas em diferentes espaços e situações.
Apresentação
de práticas supervisionadas de plantio.
Apresentação
e utilização de técnicas para o cultivo e manutenção de horta.
Desenvolver
autonomia para plantio e cultivo de horta além do ambiente escolar.
Firmar
parceria com instituições ou entidades que dê viabilidade técnica ao projeto.
Justificativa
O projeto Pensamento
Verde tende a oferecer atividades de contra turno atendendo ao macro
campo “Meio ambiente”, contemplando a
horta escolar.
A criança em contato com diferentes técnicas de plantio, principalmente
com a horta suspensa aprende na prática a importância do trabalho do setor
agrícola, as etapas do processo de crescimento dos vegetais, compreendendo as
fases de crescimento e como é necessário preservar a água para a qualidade dos
alimentos e principalmente da vida como um todo.
A associação de saberes e práticas são fundamentais para
que a criança adquira a habilidade e interesse por diferentes assuntos que
surjam a partir do cultivo da horta, aliando o erudito e popular, indo além
utilizando a leitura em fatos do cotidiano mesmo que não percebam claramente
que estão fazendo uso da mesma ( uso social da leitura).
Publico
alvo: Ensino Fundamental series iniciais – atividades em contra
turno.
Duração: 20
aulas de 50 minutos no mínimo
Recursos:
Possível parceria com NEA, garrafas PETS,pneus, arame, pregos, terra, pedra, sementes, mudas,diferentes portadores
de textos, sulfitão, canetas, canetinha, maquina fotográfica, vídeos
instrucionais.
Etapas
do projeto:
- · Contato e pedido de parceria com a Indústria FIBRIA através do NEA ou Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que aja viabilidade técnica para o desenvolvimento do projeto.
- · Roda de conversa
- · Dinâmica
- · Apresentação das etapas do processo. ( como plantar, regar, colher)
- · História do bairro como área rural
- · Leitura de diferentes textos. Exemplo: instruções de plantio nas embalagens de sementes, artigos relacionados a plantio, leitura d calendário.
- · Construção de horta suspensa
- Cuidados com o que foi plantado
- · Reaproveitamento de utensílios para plantio
- · Fotografar todo processo
- · Retomada de etapas do projeto.
- · Colheita e consumo de produtos
Produto
final: Degustação de produtos cultivados, Apresentação do processo feita pelos alunos
participantes.
Gente estou mega feliz com a visita das meninas do NEA Fibria... que lindas, vão nos dar o suporte para a nossa Horta escolar.... em abril faremos um mutirão... Que delícia.
E NÃO É QUE DEU CERTO... NOSSA HORTA FOI CONSTRUIDA.
Obrigada Aline, Thaís e ...pela atenção as crianças e a nossa monitora Vânia, está sendo muito bom cuidar das mudinhas e das minhocas.
Muitas ferramentas, construção de cisternas e minhocários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar...