O macaco e a onça
Habilidades
1 Leitura de conto e entendimento oral do conto.
O.D. Ler o conto popular
Fazer oralmente o entendimento
1. Narrar fatos, experiências pessoais e histórias conhecidas considerando a causalidade e a temporalidade.
2. Manifestar e acolher opiniões sobre temas trabalhados.
3. Utilizar adequadamente a linguagem nas diferentes situações de comunicação.
4. Descrever as características de personagens, fatos e situações.
O MACACO ANDOU FAZENDO POUCO-CASO DA ONÇA.
- VOU DAR CABO DESSE DANADO - , PENSOU A ONÇA, POR CONTA!
E FEZ CORRER O BOATO DE QUE HAVIA MORRIDO. O MACACO FICOU LOUCO PARA VER A DEFUNTA. MAS, COMO SEMPRE, ESTAVA DESCONFIADO:
- HUM! ESTA MORTE NÃO ME CHEIRA BEM...
FOI CHEGANDO À CASA DA ONÇA E VIU OS PARENTES DELA CHORANDO. BEM A SALVO, PENDURADO NUM GALHO DE ÁRVORE, INDAGOU:
- A FALECIDA JÁ ESPIRROU?
- POR QUE? - PERGUNTARAM OS PARENTES.
- ORA, QUEM MORRE SEMPRE DÁ SEU ÚLTIMO ESPIRRO... - COMENTOU ELE, MATREIRO.
A ONÇA OUVIU TUDO. FINGIA-SE DE MORTA PARA AGARRAR O MACACO. E, CAINDO NA CONVERSA DELE, TRATOU DE ESPIRRAR: - ATCHIM!
E O MACACO? SAFOU-SE GRITANDO:
- ESTÁ VIVA, MAROTA! ONDE JÁ SE VIU DEFUNTO ESPIRRAR?
A ONÇA LEVANTOU-SE, FURIOSA E O MACACO CONTINUOU A SE GABAR DE SUA ESPERTEZA.
- VOU DAR CABO DESSE DANADO - , PENSOU A ONÇA, POR CONTA!
E FEZ CORRER O BOATO DE QUE HAVIA MORRIDO. O MACACO FICOU LOUCO PARA VER A DEFUNTA. MAS, COMO SEMPRE, ESTAVA DESCONFIADO:
- HUM! ESTA MORTE NÃO ME CHEIRA BEM...
FOI CHEGANDO À CASA DA ONÇA E VIU OS PARENTES DELA CHORANDO. BEM A SALVO, PENDURADO NUM GALHO DE ÁRVORE, INDAGOU:
- A FALECIDA JÁ ESPIRROU?
- POR QUE? - PERGUNTARAM OS PARENTES.
- ORA, QUEM MORRE SEMPRE DÁ SEU ÚLTIMO ESPIRRO... - COMENTOU ELE, MATREIRO.
A ONÇA OUVIU TUDO. FINGIA-SE DE MORTA PARA AGARRAR O MACACO. E, CAINDO NA CONVERSA DELE, TRATOU DE ESPIRRAR: - ATCHIM!
E O MACACO? SAFOU-SE GRITANDO:
- ESTÁ VIVA, MAROTA! ONDE JÁ SE VIU DEFUNTO ESPIRRAR?
A ONÇA LEVANTOU-SE, FURIOSA E O MACACO CONTINUOU A SE GABAR DE SUA ESPERTEZA.
Entendimento oral
- Explorar a características dos contos de esperteza. ( O animal mais fraco utiliza - se da inteligencia para vencer o mais forte.)
- Observar como seria o cenário, onde o conto se passa. ( informação implícita)
- Informar que este conto popular,primeiro foi contado oralmente, depois al - guém o escreveu. Neste caso não há o autor.
- Discutir qual a relação de conflito e o desfecho da história.
3 Entendimento escrito
HABILIDADE
1. ( D 6 ) Identificar o tema de um texto.
2. ( D 9 ) Identificar a finalidade de diferentes tipos de textos- contos.
3. Reconhecer a importância do domínio de vários usos da fala, dos mais coloquiais aos mais formais.
4. ( D 1 ) Localizar as informações explícitas em um texto.
5. ( D 4 ) Inferir uma informação implícita em um texto.
6. ( D 7 ) Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem uma narrativa.
- O.D. Depois de explorar oralmente o conto, elaborar questões. Iniciando com perguntas simples e claras para que mesmo os alunos alfabéticos na listagem consigam responde - las com autonomia.
- Qual o título do texto.
- Qual o autor do texto?
- Quem são as personagens do texto?
- O que quer dizer "Fazer pouco da onça" ?
- O macaco é muito esperto, mas a onça queria dar - lhe uma lição. O que a onça planejou? O plano deu certo? Justifique sua resposta.
3 ATIVIDADES DE GRAMÁTICA (continuação da anterior )
( SINÔNIMOS E ADJETIVOS)
( SINÔNIMOS E ADJETIVOS)
HABILIDADES
- Compreender a função dos adjetivos no texto
- Pesquisar palavras desconhecidas, engraçadas e difíceis utilizadas pelo autor em textos bem escritos, percebendo o sentido das mesmas.
- Partindo da leitura do texto responder perguntas relacionadas a localização ( parágrafos, sinônimos e adjetivos)
- No final das atividades registrar os conceitos trabalhados em cartazes.
1 Encontre no texto um adjetivo para o macaco e outro para a onça. Dê um sinônimo para eles.
2 Liste 3 palavras que você não conhece o significado. Escreva o que você acha que
é. Procure no dicionário e escreva v se você acertou ou f se não for o correto.
3 Copie o 4º parágrafo substituindo por sinônimos.
Segmentação
Ler e escrever trecho do texto ( segue abaixo o Link com trecho para imprimir.)
Enfoque na pontuação
Foi chegando à casa da onça e viu os parentes dela chorando. Bem a salvo, pendurado num galho de árvore, indagou: - A falecida já espirrou? - Por que? - perguntaram os parentes. - Ora, quem morre sempre dá seu último espirro... - comentou ele, matreiro. A onça ouviu tudo. Fingia-se de morta para agarrar o macaco. E, caindo na conversa dele, tratou de espirrar: - Atchim! E o macaco? Safou-se gritando:
http://www.4shared.com/file/h2Xlq6qq/reescrever_trecho_de_conto.html
Enfoque na leitura
http://www.4shared.com/file/BbNK6b3k/segmentao_de_frases.html
4 – LEITURA DE IMAGEM
O.D. Observar reprodução da obra do artista regional Guataçara
5 –RELEITURA DE IMAGEM
6 - Leitura de biografia do artista Guataçara
OD. Roda de conversa sobre o que observamos na imagem. Logo após listar em duplas no caderno meia pauta o que vemos na imagem.
O Artista
Guataçara Monteiro, artista plástico autodidata. Nasceu em Castanhal no Pará, dia 11 de abril de 1984. Hoje radicado em Igaratá - SP, atua também como professor de artes, empresário e focalizador de Danças Circulares e Jogos Cooperativos.
Desde criança desenvolveu sua habilidade artística confeccionando pipas, mas foi a
partir de 2000 que começou a trabalhar com pinturas, cartões e colagens e iniciou uma vasta pesquisa sobre as danças folclóricas, arte indígena e a cultura do povo do Pará e
da Amazônia.
Com o amadurecimento de seu trabalho, hoje, levado a vários países, esse jovem e empreendedor artista têm uma micro empresa, uma ecomarca e um espaço cultural chamado “GUATAÇARA BRASIL” na cidade de Jacareí/SP.
Centenas de escolas e creches em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro já incluíram a sua arte no currículo escolar, sempre com ótimos resultados no desenvolvimento da criatividade e cognição infantil.
Cerca de 40 mil crianças só na educação infantil já conheceram suas obras de arte em sala de aula, ajudando-as a aprender de forma divertida e criativa conteúdos de várias disciplinas como: artes, língua portuguesa, matemática e meio ambiente.
Desde criança desenvolveu sua habilidade artística confeccionando pipas, mas foi a
partir de 2000 que começou a trabalhar com pinturas, cartões e colagens e iniciou uma vasta pesquisa sobre as danças folclóricas, arte indígena e a cultura do povo do Pará e
da Amazônia.
Com o amadurecimento de seu trabalho, hoje, levado a vários países, esse jovem e empreendedor artista têm uma micro empresa, uma ecomarca e um espaço cultural chamado “GUATAÇARA BRASIL” na cidade de Jacareí/SP.
Centenas de escolas e creches em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro já incluíram a sua arte no currículo escolar, sempre com ótimos resultados no desenvolvimento da criatividade e cognição infantil.
Cerca de 40 mil crianças só na educação infantil já conheceram suas obras de arte em sala de aula, ajudando-as a aprender de forma divertida e criativa conteúdos de várias disciplinas como: artes, língua portuguesa, matemática e meio ambiente.
LINK DO SITE DO ARTISTA
http://guatacarabrasil.com/o_artista.htm
7 - CARTA COLETIVA PARA ARTISTA GUATAÇARA
8 Atividade com dificuldades ortográficas m antes de p e b.
9 DRAMATIZAÇÃO DO TEXTO
O.D. Os alunos recontam o texto dramatização o conto popular.
10 – TEXTO COLETIVO - REGISTRO DE RECONTO INDIVIDUAL
O.D.
- Os alunos recontam a história " o macaco e a onça " .
11 – REESCRITA DE CONTOS
( Diversos portadores de texto)
O.D. Casa aluno faz o registro escrito em diferentes formas de registro ( sulfitão, folha de sulfite, livrinho) em leitor experiente faz a leitura para a s crianças ilustrarem e perceberem a diferença entre as formas de registrar um mesmo conto.
12 - RODA DE CONTOS POPULARES
13 - LEITURA DE FICHA DE ANIMAL
O.D. Ler a ficha do animal ( macaco) com os alunos
ficha do bicho
Nome popular: Macaco-aranha, cuatá
Nome científico: Ateles paniscus
Quanto pesa: 8 quilos
Quanto vive: 20 anos
O que come: Frutas, insetos, verduras
Filhotes: Um, gestação de 139 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar...