Este ano não promovemos um carnaval tradicional na escola. Como assim? justo você que adora uma festa e uma bagunça? Sim adoro uma festa, mas toda festa na escola tem que ter como objetivo a aprendizagem.
minhas justificativas para planejar este evento:
minhas justificativas para planejar este evento:
- O que nossos alunos irão aprender.
- Quem são nossos pares e quais suas habilidades.
- Qual o envolvimento do corpo docente.
- Qual o envolvimento da comunidade.
- Qual o tempo para realizar a ação.
- O evento irá garantir o acesso da maioria dos alunos e garantir sua permanência.
Acredito que a preparação do carnaval deve ser próxima a festa junina, onde os pais, alunos e toda a comunidade está envolvida, principalmente no dia da festa, com a participação efetiva de todos. Preparar uma atividade onde as crianças irão ficar soltas no pátio, com uma música alta em muitas vezes desagradando o corpo de professores que geralmente não gostam de agitação, não é viável. O carnaval envolve a cultura popular, os portadores do folclore e elementos que fazem este evento perpetuar -se. A função da escola é trazer a cultura, ano de 2017 nossos pares estavam envolvidos com a Arte e a cultura popular, verdadeira fundação cultural com músicos da Orquestra Jovem de Jacareí, atores e professores de Arte, então foi possível, fora do horário escolar inserir o carnaval dentro de um contexto pedagógico envolvendo pais e alunos, como no inicio cito a festa junina.
Este ano nossa base está equilibrada nos esportes e nas artes visuais e musicais, por está razão organizamos um dia de acolhimento com uma atividade artística e um rodízio de estafetas, onde as crianças foram divididas por cores e não por ano, podendo se relacionar com outros alunos e professores, afinal são alunos da mesma escola, reconhecendo o espaço. Planejamos as atividades possíveis dentro dos materiais e do tempo.
A fantasia foi liberada no dia 9 de fevereiro, depois da hora da merenda, os professores Hosana, Roberto, Vanderson, Carolina, Mairene, Maria Shirley pintaram as mãos dos alunos em seis cores e seis professoras ficaram responsáveis por capitanear os grupos.
- Primeira atividade criar um grito de guerra, para se reconhecerem quanto grupo.
As crianças acreditam que estão competindo mas na verdade estão participando de uma ação colaborativa.
- Segunda atividade cada um desenha o contorno da mão e dentro dela um desenho e depois recorta- la, para em outro dia montar um painel.
- E por fim uma atividade física do jeito que eu gosto. simultaneamente 3 atividades.
- corrida de saco
Muita folia com a participação de todos , sem a participação de todos o significado não é o mesmo.
E a avaliação de tudo isso?
- Percebo como é importante o planejamento, clareza no objetivo da ação e participação da maioria dos funcionários.
- Todos precisam participar do processo de planejamento para que aconteça da forma mais tranquila possível e ocorra uma maior adesão neste processo de ensino aprendizagem.
- Alguns professores nas atividades já perceberam algumas habilidades ou falta delas e já traçaram estratégias para desenvolve -las ou aprimora-las.
- A interação entre todos da escola é importante tanto para alunos quanto professores e funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar...