sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sequencia de atividades Mito Língua Portuguesa - 5 º ano

História das olimpíadas da  antiguidade e moderna              
  http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI353091-EI4066,00.html

  Definição de mito
           É uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.
            O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.
           Há os mitos populares que povoam o imaginário e os mitos esportivos, pessoas  que parecem serem super humanos.


Deuses olímpicos



Os Deuses Olímpicos na mitologia grega, eram os principais deuses do panteão grego, residentes no topo do Monte Olimpo.

Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do monte Olimpo, uma montanha que ultrapassaria o céu. Alimentavam-se de ambrósia e bebiam néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites.
A composição clássica dos Doze Deuses Olímpicos (o Doze Canónico da arte e da poesia) inclui os seguintes deuses: Zeus, Hera, Posídon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso. Os doze deuses romanos correspondentes eram Júpiter, Juno, Neptuno, Minerva, Marte, Ceres, Apolo, Diana, Vulcano, Vénus, Mercúrio e Baco. Hades (no panteão romano, Plutão) não era geralmente incluído nesta lista. Não tinha assento no panteão porque passava a maior parte do seu tempo nos Infernos.

MITOS OLÍMPICOS
Assim como os Jogos Olímpicos da antiguidade tiveram seus mitos como Hércules, os Jogos dos tempos modernos também os têm. Com menos mitologia e muito mais realidade e treinamento, nossos mitos atuais acabaram por se tornar mais conhecidos que os antigos. São eles:
Boris Shakalin – soviético. Destacou-se na ginástica artística conquistando 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Roma (1960).
Abebe Bikila – etíope. Esse fundista correu as maratonas de Roma e Tóquio (1964), ganhando medalha de ouro nas duas ocasiões e ainda bateu os recordes olímpico e mundial. Vale lembrar que, em Roma, Abebe Bikila correu descalço.
Joe Frazier – americano. Ganhou medalha de ouro no boxe na categoria pesado em 1964. Mais tarde ele viria a ser o grande campeão peso-pesado profissional.
Nadia Comaneci – romena. Foi a rainha dos Jogos Olímpicos de Montreal (1976). Com apenas 14 anos ela obteve uma sucessão de notas 10 em exercícios de trave, paralelas assimétricas e solo, consagrando-se como uma das melhores ginastas de todos os tempos.
Kornelia Ender – alemã oriental. Essa nadadora ganhou, nos Jogos de Montreal, 4 medalhas de ouro, sendo uma das melhores atletas olímpicas de todos os tempos.
Jesse Owens – americano. Venceu nos jogos de Berlim (1936) as provas de 100 e 200 metros rasos, revezamento 4×100 e salto em distância. Seu recorde no salto em distância demorou 24 anos para ser batido.
Al Oerter – americano. Conquistou uma das maiores proezas dos jogos: durante 4 Olimpíadas consecutivas, de 1956 a 1968, ele ganhou medalha de ouro no arremesso de disco.
Alexander Dityatin – soviético. Grande revelação na ginástica masculina nos Jogos de Moscou (1980), onde conquistou 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 1 de bronze.
Emil Zatopek – tcheco. Foi a grande atração dos Jogos Olímpicos de Helsinque (1952) vencendo as provas dos 5.000m, 10.000m e a maratona, tornando-se o grande símbolo das corridas de fundo de todos os tempos. Curiosamente sua esposa Dana ganhou medalha de ouro no lançamento de dardo, enquanto ele corria a maratona.
Teófilo Stevenson – cubano. Foi campeão por três Olimpíadas consecutivas, em 1972, 1976 e 1980 na categoria peso-pesado de boxe.
Mark Spitz – americano. É um dos maiores ganhadores individuais de medalhas de ouro. Conquistou 7 medalhas de ouro em provas de natação nos Jogos de Munique (1972) e 2 no México (1968).
Carl Lewis – americano. Nos Jogos de Los Angeles (1984) ganhou 4 medalhas de ouro nas seguintes modalidades: 100m rasos, 200m rasos, revezamento 4×100 e salto em distância, repetindo o feito de seu compatriota Jesse Owens em 1936.
Jim Thorpe – americano, de origem indígena. Herói dos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912, foi escolhido por jornalistas de todo o mundo como o maior atleta do globo em meio século de competições. Seu recorde no decatlo moderno demorou 20 anos para ser superado.
Ademar Ferreira da Silva – foi a grande estrela do salto triplo, conquistando medalhas de ouro nos Jogos de Helsinque (1952) e Melbourne (1956). Foi o primeiro e, até 2004, o único brasileiro bicampeão olímpico.

Link http://www.4shared.com/file/mi2jnuWQ/MITOS_OLMPICOS.html

Olimpíadas de Londres 2012
Estão sendo realizados na cidade de Londres (Inglaterra), os XXX Jogos Olímpicos. A abertura ocorreu no dia 27 de julho. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 12 de agosto. O lema dos jogos é "Live is one" ("Viva como se fosse o único").
O estádio Olímpico de Londres foi construído no Parque Olímpico. Sua capacidade é de 80.000 espectadores. Com toda estrutura em aço, o estádio recebeu a cerimônia de abertura em 27 de julho. A cerimônia de encerramento (12 de agosto) assim como todas as provas de atletismo ocorrerão neste estádio.

As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo.

Mascotes das Olimpíadas de Londres 2012



 Wenlock e Mandeville
Os mascotes das Olimpíadas de Londres se chamam Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.
Tocha Olímpica 
A Tocha Olímpica foi anunciada em 26 de maio de 2010. Ela passou pelas mãos de, aproximadamente, 8.000 pessoas, durante 70 dias antes do evento. A tocha saiu da Grécia em 18 de maio e chegou em Londres no dia 21 de julho de 2012.  Antes da cerimônia de abertura, a tocha olímpica foi conduzida por sete dias dentro da cidade de Londres.
Medalhas Olímpicas
As medalhas foram confeccionadas pela empresa Royal Mint (situada no sul de Gales). Foram produzidas 4.700 medalhas que teve como designer um artista britânico.
Ao todo serão disputadas 29 modalidades de 26 esportes: 
· Atletismo
· 
Badminton
· 
Basquetebol
· 
Boxe
· 
Canoagem
· 
Ciclismo
· 
Esgrima
· 
Futebol
· Ginástica artística, rítmica e Trampolim
· 
Handebol
· Halterofilismo
· 
Hipismo
· Hóquei na grama
· 
Judô 
· Luta (livre e greco-romana)
· 
Natação
· Nado Sincronizado
·
Saltos Ornamentais
· Pólo Aquático
· Pentatlo Moderno
· Remo
· Taekwondo
· Tiro
· Tiro com arco
· Tênis
· 
Tênis de Mesa
· 
Triatlo
· Vela
· 
Voleibol  e  Vôlei de Praia
- A expectativa é de que participem, nas Olimpíadas 2012, cerca de 10.500 atletas de 192 países e 13 territórios.

Link para baixar e imprimir
http://www.4shared.com/file/pnceb5-3/Olimpadas_de_Londres_2012.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...