quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sequencia de atividades de ciências Pomar - 1º e 2º ano


Sequência de atividades de Ciências - 1º ano





Sequência de atividades Ciências 1º anos

Profª Simone Martins.



Ciências

Atividade 1

Apreciação musical

Hab. Conhecer tipos de plantas: frutíferas.

O.D. Ouvir a musica pomar autor Paulo Tatit perceber o ritmo, as palavras realizar movimentos com se fossem os músicos que tocam a musica.

Atividade 2

Roda de conversa

Hab.

• Conhecer tipos de plantas: frutíferas.

• Pesquisar e conhecer sobre alimentação saudável.

O.D. Conversar sobre o que é um pomar, que plantas compõe um pomar, se conhecem algum pomar e outras perguntas pertinentes ao assunto.

Ressaltar a importância das frutas em uma alimentação saudável.

Atividade 3

Leitura da música feita com professora

Hab. Reconhecer tipos as plantas frutíferas através da música.

O.D. Em uma folha impressa, ler para os alunos a música, estabelecendo relação com o que cantamos e a escrita.

Atividade 4

Desenhar um pomar

Hab. Representar diferentes árvores frutíferas.

O.D. Colar o texto no caderno meia-pauta, no lado pautado e desenhar um pomar, orientando os alunos em relação as partes das plantas.

Atividade 5

Observar uma árvore frutífera.

Hab. Realizar práticas de pesquisa.

O.D. Observar uma planta frutífera, as partes da árvore, arbusto ou folhagem e qual é a fruta.

Atividade 6

Ouvir a música pomar e ilustrar o texto coletivamente.

Hab. Representar diferentes árvores frutíferas.

O.D. Ouvindo a música ilustrar o texto coletivamente.

Obs. A música será escrito no sulfitão pela professora e ilustrada pelas crianças.

Atividade 7

Roda de conversa

Hab.

• Conhecer as partes das plantas frutíferas.

• Pesquisar e conhecer sobre alimentação saudável.



O.D. Conversar sobre as partes das plantas, e suas funções.

Ressaltar a importância das frutas em uma alimentação saudável.



Atividade 8

Desenhar uma planta

Hab. Reconhecer e nomear parte das plantas.

O.D. Desenhar as partes das plantas em folha de sulfite e nomea-las junto com a professora.

Atividade 9

Leitura de texto feita com professora

Hab. Conhecer elementos que possibilitam o cultivo das plantas.

O.D. Ler um texto informativo sobre cuidados com as plantas.

Atividade 10

Escrita coletiva de listagem

Hab. Elencar elementos necessários para as plantas vivam.

O.D. No sulfitão a professora listará com os alunos o que uma planta necessita para viver, logo após as crianças irão ilustrar a listagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...

Postar um comentário