quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Professora Simone Martins - Habilidades de Língua Portuguesa - 3º ano

              Habilidades de Língua Portuguesa - 3º ano
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Reconstrução de sentido do texto

( observar, atividades de leitura)

HABILIDADES

• H1 – Identificar a finalidade de um texto.

• H2 – Identificar os possíveis elementos da estrutura de textos não literários .

Gêneros
                                                                              
• História em quadrinhos       

• Regulamentos

• Receitas

• Instruções para jogos

• Verbete de dicionários

• Texto informativos

• Curiosidades, Você sabia

• Notícias

• Cartazes

• Carta pessoal

• Bilhete



• H3 - Identificar os interlocutores de um texto

• H4 – Infererir sentido ao texto de vocábulo ou expressão no contexto em que se insere.

• H5 – Localizar informações explícitas no texto . ( O que, quem, quando, onde, como, porque)

• H17 – identificar duas formas de tratar uma informação com base na comparação de um texto do mesmo assunto.

• H24 – Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras.

• H27 – Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de pontuação.

• H30 – Identificar os episódios principais de uma narrativa organizadas em sequência.

• H 32 – Identificar marcas de lugar, tempo ou época.

• H 33 – identificar as personagens

Realizar

( produção escrita)
• H10 – Organizar informações explícitas na sequencia que aparece no texto.

• H11 – Estabelecer relações entre imagens e o corpo do texto. ( leitura de imagens, contrução de legendas)

• H18 – Associar determinados recursos gráficos sonoros ou rítmicos ao tema de um poema.
Compreender

• H 13 - infererir tema ou assunto principal do texto e o título.

• H14 - selecionar legenda ou título apropriado para um texto escrito ou uma foto.

• H22 – inferir o sentido de humor produzido em um texto pelo o uso de palavras expressõe ou imagens ambíguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...