sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sequencia de atividades - “ O macaco e a onça” 1º ano


                         SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES - animais

                         Complementar as aulas de ciências – animais silvestres e em extinção


Macaca assobia

1 RECITAR QUADRINHA COM OS ALUNOS

O.D. Sentar em roda e recitar a quadrinha com os alunos. ( macaca sofia)



                                         MEIO DIA   
                    
                           MACACA  ASSOBIA
                             
                           PANELA NO FOGO 

                           BARRIGA VAZIA.


2 ESCRITA DE MEMÓRIA EM DUPLA/ ESCRITA NO SULFITÃO

  • O.D. Com alfabeto móvel, cada dupla escreve a quadrinha,
  •  Cada um escreve suas hipóteses no sulfite.
  •  A professora será escriba da classe, escrevendo no sulfitão a quadrinha recitada pelo grupo.
  •  Ilustrar o texto no sulfitão. ( todos os alunos)

3 LEITURA E MAPEAMENTO DE RIMAS

O.D. Entregar uma cópia da quadrinha para cada aluno, sublinhar as palavras que rimam.



4 ENTENDIMENTO DO TEXTO

O.D. Entregar uma folha impressa onde há algumas perguntas explícitas relativas ao texto, onde a professora lerá as perguntas e os alunos pintam as respostas corretas.





                              1 QUAL  O ANIMAL APARECE NA QUADRINHA ?


                               2  O QUE A MACACA ESTÁ FAZENDO ?


                               3  QUE HORAS  ESTÁ SENDO DITA NO TEXTO ?

 

5 COMPLETAR LACUNAS

O.D. Os alunos completam as lacunas da quadrinha, tendo o texto exposto na sala como apoio.



6 ORDENAR VERSOS.

OD. Recortar e colar os versos da quadrinha na ordem correta no caderno meia- pauta e ilustrar.



7 – LEITURA DE IMAGEM

O.D. Observar reprodução da obra do artista regional Guataçara


8 –RELEITURA DE IMAGEM

O.D. Reprodução da obra do artista regional Guataçara no caderno meia pauta.

 

9 - LISTAGEM DE ELEMENTOS DA IMAGEM
OD. Roda de conversa sobre o que observamos na imagem. Logo após listar em duplas no caderno meia pauta o que vemos na imagem.



8 AUTO – DITADO

O.D. Nomear figuras de animais da fauna brasileira.

9 LEITURA DE CONTO POPULAR O MACACO E A ONÇA
O.D. Ler o texto para os alunos

10 – CONFECÇÃO DE MÁSCARAS.

O.D. Com um molde cada aluno faz a máscara do macaco e da onça.

11 DRAMATIZAÇÃO DO TEXTO

O.D. Os alunos recontam o texto dramatização o conto popular.

12 – TEXTO COLETIVO - REGISTRO DE RECONTO

O.D. 
  • Os alunos recontam a história " o macaco e a onça " e a professora realiza o registro.


13 – LEITURA E ILUSTRAÇÃO DE TEXTO COLETIVO
( Diversos portadores de texto)

O.D.   A professora faz o registro escrito em diferentes formas de registro ( sulfitão, folha de sulfite, livrinho) e faz a leitura para a s crianças ilustrarem e perceberem a diferença entre as formas de registrar, mas a escrita é a mesma.

14 - LEITURA DE FICHA DE ANIMAL

O.D. Ler a ficha do animal ( macaco) com os alunos


 ficha do bicho
Nome popular: Macaco-aranha, cuatá

Nome científico: Ateles paniscus
Quanto pesa: 8 quilos
Quanto vive: 20 anos
O que come: Frutas, insetos, verduras
Filhotes: Um, gestação de 139 dias



15 - LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO


O.D. Ler texto informativo do animal ( ONÇA) com os alunos

15 - PRODUÇÃO COLETIVA

O.D. Escrever com os alunos a ficha do animal utilizando os dados do texto informativo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...