terça-feira, 13 de março de 2012

A presença de negros africanos em Jacareí

        Conteúdo
   Os negros africanos e sua contribuição na formação da região do Vale do Paraíba.


Habilidade
Analisar os traços da civilização africana encontrados na região do vale do Paraíba.

    Jacareí  foi importante no período colonial,  Gomes Leitão  foi um produtor de café, dono   e negociador de escravos. Ele construiu  um Solar muito requintado com  a mão de obra escrava, sob supervisão de arquitetos ingleses e decoradores franceses.  Este edifício foi construído utilizando taipa de pilão ( tijolos feitos de barro).
        Onde o solar está construído era o leito do Rio Paraíba do Sul, os escravos desviaram este trajeto para atender as vontades do dono da propridade .
         Gomes Leitão não era de família nobre, ele preiteava comprar  o título de Barão pois era rico e influente na região do Vale do Paraíba,  sua principal ocupação era a venda de escravos, sabe porque?
          Foi proibida  a entrada de escravos no Brasil, então ele percebeu que seria um ótimo negócio, pois os produtores da região queriam mais pessoas para o trabalho escravo nas plantações de café. Ele oferecia jantares para fazer a venda do "produto". Os negros ficavam no porão, dizem que ele os escondia  entre as paredes  do casarão para não levantar suspeitas.
         Na região do Jardim das Industrias, até hoje há um lugar chamiado cafezal, dizem que não construções neste terreno porque possivelmente foi um cemitério de escravos, perto de lá tem uma grande árvore que abriga o espirito dos negros que tanto sofreram para manter as riquezas dos Barões do café.
         Os  negros africanos quando chegavam ao Brasil eram batizados obrigatoriamente, os religiosos achavam que os negros não tinham alma. Mesmo obrigados a serem convertidos ao catolicismo não podiam entrar na igreja matriz, então eles construíam igrejas para que negros e pobres pudessem ir á missa.
          As pessoas eram escravizadas mas tinham pensamentos e vontades, mesmo sendo católicos e acreditando em muitas coisas da igreja, traziam consigo conhecimentos de seus ancestrais, como o culto aos orixás ligados as forças da natureza. Chegando no Brasil uniram várias crenças de vários povos africano, mais elementos dos católicos e criaram o Candomblé.
          Muitos tem vergonha de suas raízes negras, não gostam de sua afrodescendência,  a cor da pele está associada a momentos tristes e pobreza. Ao contrário devíamos nos orgulhar de sermos descendentes de um povo forte,   está gente foi arrancada de sua terra com uma brutalidade imensa e sobreviveu, os negros não foram culpados de sua escravidão, quem precisa sentir vergonha são os descendentes dos escravizadores.

Simone Martins



 de ba



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...