segunda-feira, 12 de março de 2012

Sequência de atividades 5º ano - cartas

                                                     INTRODUÇÃO  A ESTUDO DE CARTA

                 Carta   um  meio de comunicação social através dos  tempos.

                       A  carta é um meio de comunicação muito antigo, desde que o ser humano inventou a escrita, as cartas fizeram parte da humanidade.
                      Na Grécia antiga  surge um ser mitológico, Hermes, um deus mensageiro. Ele levava cartas do Olimpo para os mortais.
                      Houveram mensageiros reais que levavam  cartas para os inimigos  selando a paz ou a guerra.
                      Na bíblia há muitas cartas pois nesta época era uma ótima  forma de se difundir idéias.
                      Pero  Vaz, foi  um importante escritor de cartas, ele escreveu ao rei Dom Manuel informando sobre a chegada dos portugueses ao  Brasil.
                       Nos dias atuais mandamos e -mail, mensagens no Twiter, Facebook, SMS ou MSN, mas ainda é muito bom ver o nome escrito na correspondência.

Simone  Martins

                                                         LEITURA  DE CARTA
  • Dica 
  •   Ler a carta com eles. 
  • Pergunte se eles já ouviram este texto, sabem de onde está carta foi retirada.
  • Lembrar que não é uma aula para refletirmos sobre crenças e religiões e sim a importância do registro, pois é uma carta com  pelo menos 1. 800 anos.
  • A bíblia  é o livro mais lido no mundo, usemos ao nosso favor.



                                                           Efeso,  55 do ano 0 da era cristã

                                     Amigos da cidade de Corintos
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a , de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria.
 O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.
O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor.

Paulo



ATIVIDADE  : RELEITURA  DE CARTA  -
  Música "  Monte Castelo" 
Legião Urbana

conteúdo  leitura

a)     Identificação do tema de um texto.

b)    Identificação da finalidade de textos de diferentes gêneros.

Habilidade
 1.     ( D 6 ) Identificar o tema de um texto.

2.     ( D 9 ) Identificar a finalidade de diferentes tipos de textos- contos e cartas.

Orientação  Didática

  • Ouvir  a música com os alunos. Atentando á melodia, instrumentos, letra.
  • Perguntar se conhecem a música, ouvir comentários.
  • Explicar que o autor da música apropriou -se de um texto conhecido e  refez a carta agora como um poema, com estrofes e versos.
  • Pedir que os alunos observem que os arranjos musicais procuram imitar os instrumentos da idade média. ( Reis, cavaleiros, castelos, tempo das cruzadas feudos, etc...)

Monte Castelo
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.
É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.
O amor é o fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria.
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder.
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.
Estou acordado e todos dormem.
Todos dormem. Todos dormem.
Agora vejo em parte,
Mas então veremos face a face.
É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.

ATIVIDADE  :  Ditado musical
  Música "  Monte Castelo" 
Legião Urbana

Conteúdo - Analise e reflexão da língua
a)     Análise reflexiva sobre a ortografia das palavras: regulares diretas, contextuais e irregulares de uso frequente.

Habilidade
1.     Escrever com maior estabilidade – regularidades morfológico-gramaticais de uso mais frequente:




o     Orientação didática:
  • Colocar a música e parar em cada verso.
  • Ditar o verso para que o aluno escreva em seu caderno.
  • Colocar a musica novamente.
Eu ditei apenas 3 estrofes.

ATIVIDADE : ESCREVER UMA CARTA SOBRE A AMIZADE

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

  • PEDIR  AOS ALUNOS, EM DUPLAS, QUE ESCREVAM UMA CARTA PARA OS ALUNOS DA ESCOLA  FALANDO SOBRE A AMIZADE.
ROTEIRO

  • CIDADE E DATA
  • DESTINATÁRIO ( QUEM RECEBE)
  • SAUDAÇÃO
  • CORPO DA CARTA 
  • DESPEDIDA
  • REMETENTE ( QUEM ENVIA)


Assistir ao filme "Central do Brasil "
Assistir apenas o começo do filme já é bacana, poi mostra Fernanda Montenegro como escriba.
Abaixo link com ficha de filme
Faça uma listagem de Gêneros é bem interessante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar...