quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Projeto: “Hoje meu lugar é aqui, um tour por Jacareí” Aprendendo sobre Jacareí

DURANTE O DESENVOLVIMENTO IREI POSTANDO FOTOS E COMPLEMENTANDO COM TODOS OS COLABORADORES E DANDO CRÉDITOS A QUE É DE DIREITO.

o link abaixo tem um material rico para pesquisa sobre Jacareí

http://patrimonioculturajacarehy.blogspot.com.br/2010/05/preambulos-geograficos-historicos-e.html

Outro acervo eletrônico  que vale ser consultado, muitas lendas de Jacareí.

O que se conta daqui

http://oquesecontadaqui.blogspot.com.br/


O PROJETO JÁ COMEÇOU:

ARTES DA PROFESSORA CAROL

COMO OS ALUNOS VEEM JACAREÍ.
ATIVIDADES EM GRUPO NA SALA DE ARTE






JACAREÍ HOJE


JACAREÍ ONTEM
                                          




Projeto: “Hoje meu lugar é aqui, um tour por Jacareí”
Aprendendo sobre Jacareí
Professores e monitores EMEF “Profª Maria Luiza de Souza Pinto Vasques”

Objetivo: Envolver todos os seguimentos da Unidade escolar em um único tema
Oferecer situações de aprendizagem práticas.
Reconhecer elementos da História no presente
Conhecer pontos de referência no centro do município de Jacareí.
Reconhecer pontos de referência da região.
                               
Justificativa
          O projeto “Hoje meu lugar é aqui”, surge da necessidade de conhecer – mos a cidade em que trabalhamos e nossos alunos residem, bem como suas Histórias e histórias, oferecendo situações de aprendizagem onde o aluno reconheça a cidade como sua, considerando que muitos são migrantes transitórios, não permanecendo muito tempo na localidade, a maioria não reconhece o município como o seu.
Outro fator para este sentimento de não pertencimento é a proximidade com o município de São José dos Campos, outro agravante é a distância ao centro de Jacareí, fazendo com que a criança e muitas vezes seus pais não conheçam pontos de referência da cidade.
As atividades propostas visam envolver todos da comunidade escolar em diferentes atividades que serão desenvolvidas de acordo com os conteúdos das áreas de conhecimento de História, Geografia e Língua Portuguesa de forma integral, envolvendo o tempo regular e o contra- turno ( oficinas do Programa Mais Educação), buscando parcerias com a Secretaria de Esportes, Fundação Cultural e estudantes de Turismo. Proporcionando a interação entre períodos, atividades em contra turno e EJA.  

        
Área de conhecimento: História, Geografia e Língua Portuguesa

Publico alvo: Alunos do Ensino Regular, Programa Mais Educação e EJA EMEF “Profª Maria Luiza de S.P.Vasques” 

Duração: 3 meses  (aulas de História, Geografia e Língua Portuguesa)

Recursos: Livros didáticos, paradidáticos, máquina fotográfica, internet, imagens, cartolina, lápis de cor, ônibus escolar, cartões postais, rádio, mapas, parcerias com outras secretarias.
Etapas do projeto:
·  Planejamento individual de acordo com conteúdo de cada ano.
·   Roda de conversa com alunos
·   Leitura de textos com assuntos pertinentes a cidade de jacareí
·   Leitura de lendas regionais
·   Roda de contadores com alunos do EJA sobre a cidade de Jacareí e suas cidades de origem, direcionar para as mudanças de quando chegaram a cidade e hoje, o por que vieram. Promover este encontro com os 4ºs e 5º anos.
·  Leitura de imagens de Jacareí
·  Leitura de Lendas de Jacareí
·    Visita monitorada em pontos específicos da cidade como Educamais Jacaré, Parque dos Eucaliptos, passar em frente a praça dos 3 poderes, SME , Prédio antigo da SME, MAV, Praça da Matriz e terminando no Parque da Cidade. ( O objetivo é reconhecer as construções, sua história e função). Antes do passeio cada ano/ professor irá apontar os tópicos a serem explorados.
·  Escrita de textos coletivos e individuais de autoria.
·       Encenação de lenda de Jacareí


Avaliação:
·       Observação na participação das atividades.
·       Interesse pela História regional.
·       Atividades escritas
·       Oralidade.
          
Produto final: Mostra de atividades, fotografias e produções individuais e coletivas.

A proposta não está fechada, podendo anexar novas propostas para enriquecer o projeto.

15 DE MARÇO: Nossa reunião de Hora Atividade dirigida, foi para expor o projeto, nossa escola conta com aproximadamente 25 professores entre Especialistas, Ensino Regular, Programa mais educação e EJA.

16 DE MARÇO DE 2016: Mais um passo dado para a realização desta empreitada, conversamos na Gerencia Técnica Pedagógica e que nos deu apoio para a realização do projeto. Fomos até a Secretaria da Igreja Matriz e estamos aguardando as respostas.

Entregamos na Fundação Cultural Jacarehy e veremos no que será possível nos auxiliar.

Nesta semana conversamos com o Marcelo e a Flávia da Secretária de Desenvolvimento Econômico, mostraram -se interessados e prestativos mas não tem certeza quanto o monitoramento mas irão intermediar o contato com o pessoal do transito.

Nestes dias estou vendo a dificuldade em articular e contar com diferentes seguimentos, de 25 pessoas consultadas e contatadas apenas 5 mobiliaram -se efetivamente, por estas e outras coisas que fica cada vez mais difícil estabelecer parceria.




2 comentários:

Obrigado por comentar...